Hidroxicloroquina e lúpus

Hoje compartilho a postagem sobre o uso da hidroxicloroquina pelo paciente com lúpus do Dr. Thiago Ferreira, reumatologista. Vamos compartilhar informação!
...........................................................

Lúpus é uma doença auto-imune de origem desconhecida que acomete 9 mulheres para cada homem que tem períodos de atividade (acordado) e remissão (dormindo). Meus pacientes com Lúpus sempre me questionam: por quanto tempo terei que usar a Hidroxicloroquina? Minha resposta: na maior parte das vezes para sempre. Mas quais os benefícios da Hidroxicloroquina no Lúpus?

  1. Diminui em 2 vezes o risco de exacerbações e 6 vezes o risco deexacerbações graves. 
  2. Reduz o risco de trombose, AVC (derrame) e infarto. O Lúpus é uma doença que eleva bastante o risco de formação de trombos nos vasos e a Hidroxicloroquina reduz bastante este risco. 
  3. Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. A principal causa de morte entre os pacientes com Lúpus são as doenças cardiovasculares, sendo que a Hidroxicloroquina promove uma melhora significativa do perfil metabólico. 
  4. Reduz a mortalidade de pacientes com Lúpus. 
  5. Reduz as complicações na gestação. O Lúpus tente a ficar ativo na gestação, podendo levar à complicações como parto pré-maturo, eclâmpsia (pressão alta e convulsões) e abortamentos. Muito importante continuar o uso da Hidroxicloroquina na gestação, sendo uma droga segura para mãe e para o feto. 
Não custa lembrar, a Hidroxicloroquina costuma se depositar nas células que tem melanina (pele e retina). Portanto, use protetor solar para pigmentar a pele e faça exame oftalmológico pelo menos anual. 

Comentários